As diferentes temperaturas das lâmpadas
- helpgroupbr
- 21 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Explorando os tipos de cores de luz para casas e ambientes
Você já parou para pensar como escolher a temperatura de lâmpada ideal para os ambientes?
Quando se trata de criar a atmosfera certa em sua casa ou espaço, a escolha das cores de luz desempenha um papel fundamental. A iluminação não é apenas uma questão de visibilidade, mas também de influenciar o humor, destacar detalhes e acentuar o estilo de um ambiente. Nesta matéria, vamos explorar os tipos de cores de luz mais comuns e como as escolher para diferentes áreas de sua casa.

O que é temperatura de cor?
Sabe-se que aproveitar a iluminação natural costuma ser a melhor opção, porém, existem limitações em diferentes casos, em que há uma necessidade de uma iluminação artificial complementar. A temperatura de cor refere-se à aparência de cor de luz que é emitida pela lâmpada, e sua classificação é dividida conforme a variação da escala Kelvin (K). Quanto mais alta é a temperatura (maior quantidade de Kelvins), mais “azulado” é o tom da luz, ou seja, são cores mais frias. Já quanto mais baixa a temperatura (menor quantidade de Kelvins), mais “amarelada” é a luz da lâmpada, que são as cores quentes. O uso das cores quentes, neutras e frias nos ambientes envolvem dois aspectos: as sensações causadas e a percepção de espaços a partir da iluminação.

Mas afinal, quais ambientes deve-se usar essas diferentes temperaturas de cores?
Luz Amarela ou Quente (2700 K – 3500 K)
Essa temperatura de cor é mais avermelhada ou alaranjada, visando promover mais dinamismo nos ambientes, estimular socialização, acolhimento, conforto e relaxamento.
São aplicáveis em: restaurantes, cafeterias, quartos de hotéis, e nos interiores das residências (sala de estar/jantar, quartos, loungers, corredores, áreas de lazer).

Luz Neutra (4000 K – 5000 K)
Como o próprio nome sugere, essa temperatura está relacionada ao nível mais neutro, entre as cores quentes e frias. Essa temperatura é ideal para locais que apresentem nível moderado de produtividade e aspectos de limpeza.
São aplicáveis em: cozinhas, áreas de serviço, lavanderias, banheiros, escritórios, home office e espaços de coworking.

Luz Fria (5700 - 6000 K)
Ao contrário das sensações causadas pelas temperaturas quentes, a luz fria traz à tona emoções como atenção, foco, energia e transparência, essencialmente para trazer a sensação de ambientes mais sérios e que necessitem de alto grau de alerta. São aplicáveis em: hospitais, indústrias, escritórios, drogarias, entre outros.

Principais dicas para escolher as cores certas:
O que você irá usar no espaço: pense como você usa o ambiente e escolha a luz de acordo;
Misture e combine: você pode utilizar diferentes cores de luz em uma área para criar um ambiente multifuncional. As luminárias reguláveis como os pendentes e spots são uma opção prática.
Teste: compare diferentes lâmpadas e tons antes de comprar;
Considere eficiência energética: as lâmpadas LED são ideais para economia de energia elétrica e durabilidade.
Estética: complemente as cores existentes dos ambientes com as cores de luz para decoração
Você percebeu que, apesar de não parecer algo significante, a temperatura de cor impacta diretamente nas atividades realizadas nos ambientes?
Na Help Guia de Obra, você encontra tudo que é necessário para esse tema, Utilizando os filtros do aplicativo, você encontra projetistas (arquitetos, engenheiros), executores (eletricistas) e produtos (lojas de material de eletricidade) em que irão atender suas necessidades com segurança e qualidade.
Se você gostou do conteúdo, compartilhe com amigos e espalhem a importância das diferentes temperaturas de cores para os ambientes!
Referências:
OLIVEIRA, M. M. B. Arquitetura em ambientes de trabalho: um coworking para novos arquitetos. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.
Plug Design. Disponível em:< https://plugdesign.com.br/>. Acesso em 26/10/2023
Comments